etica politica e sociedade
Um dilema ético
Em outubro de 1972, um avião bimotor levava um grupo de jogadores de Rugby do Uruguai para o Chile sobrevoando a Cordilheira dos Andes. No avião iam 45 pessoas. Por conta das instabilidades políticas que o Chile passava na época, o avião carregava bastante alimento. Contudo, por conta do mal tempo, os pilotos se mostravam relutantes de decolar. O que fazer? Partir em direção ao destino ou aguardar o tempo melhorar?
Sobrevoando a cordilheira dos Andes, os passageiros receberam o aviso de atar os cintos. Poucos, no entanto, se importaram o suficiente com o que estava acontecendo do lado de fora da aeronave. A paz foi quebrada repentinamente por gritos de desespero na cabine do piloto: “Mais potência! Mais potência!”. Depois de uma queda brusca, o choque foi inevitável o avião colidiu com uma montanha coberta de neve. Seguiu-se uma explosão. A neve passou a invadir o avião junto com o vento gelado. Havia corpos e destroços por toda a parte, numa região de difícil acesso, a 4 mil metros de altitude e uma temperatura de 15 graus negativos.
O que se seguiu foi um drama que virou tema de filme e livros. Os passageiros, em nome da sobrevivência, consomem todo o alimento e, por conta da demora no resgate, tomaram uma decisão dura: passaram a comer a carne dos colegas que morreram. O resgate apareceu depois de 72 dias de busca e encontrou 16 sobreviventes do desastre aéreo.
O drama aéreo que foi narrado nos deixa muitas perguntas para pensar: O que você faria numa situação como esta? O que eles fizeram foi certo? Até que ponto você iria em nome da sobrevivência? Estas questões nos mostram que as decisões são dirigidas por algum tipo de parâmetro, que serve como guia para nossas decisões. Quais são estes parâmetros?
A moral responde à pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e