Como melhorar a comunicação em equipas
O objetivo desta reflexão é abordar alguns fatores que contribuem positivamente para a melhoria da comunicação em equipas, tendo-se optado por remeter a mesma ao contexto organizacional, ainda que com alguns exemplos específicos retirados das áreas da saúde humana e militar. A metodologia adotada foi o estudo de artigos referentes ao tema em questão. Nesta reflexão são analisados três fatores, dois simples e um complexo, que contribuem para uma melhor comunicação em equipa, os quais foram selecionados tendo em conta a sua natureza mais estratégica, de melhoria da comunicação em equipas organizacionais enquanto processo de melhoria contínua e modelo sustentável e de longo prazo, em detrimento de outros fatores de curto prazo mais operacionais.
Melhorar a comunicação em equipas tem como premissa obrigatória a existência de uma equipa e a compreensão da noção de comunicação, pelo que se analisa de seguida o significado destes dois termos. A palavra equipa é identificada como tendo origem no termo francês équipe, que significa conjunto de pessoas que se aplicam na realização de uma mesma tarefa ou trabalho (Lopes, Carla Bianca Dantas Souza, Gomes, 2010).Os membros da equipa partilham nestes processos recompensas e responsabilidades e idealmente possuem aptidões complementares para a prossecução desses mesmos objetivos. A expressão comunicação tem génese no termo em latim “communicare”, o qual refere o ato de, partilhar, informar, unir, “tornar comum”. Esta reflexão pretende assim identificar fatores que melhoram processos, de partilha de informação, de união, de “tornar comum”, num conjunto de pessoas, interdependentes entre si no alcance de um ou mais objetivos comuns.
O sucesso da comunicação em equipas requere competências tanto humanas, ou comportamentais, quanto não humanas, como por exemplo tecnológicas. Entende-se que a melhoria sustentada e continuada da comunicação em equipa é uma consequência da melhoria de