como lidar com conflitos
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Como lidar com conflitos
Conflitos costumam ocorrer quando duas pessoas defendem pontos de vistas opostos e fincam o pé naquilo que creem estar certo. Conflitos podem ser experiências internas ou externas, isto é, podemos estar mais ou menos em desacordo, a propósito de uma questão qualquer, com nós mesmos ou com outra pessoa ou pessoas. Normalmente o que importa não são os conflitos, mas o modo como lidamos com eles.
A melhor solução aparente para resolver conflitos é o modo de colaboração, ou de solução objetiva do problema. Infelizmente, esta solução do problema não pode ser utilizada em todas as situações. De acordo com Kirchoff e Adams, são necessárias as seguintes circunstâncias especiais para se aplicar essa abordagem de confronto: “(1) todas as partes devem querer uma solução que considere os objetivos de todos e que seja aceitável para todos; (2) todas as partes têm a responsabilidade de se mostrar abertas e honestas a respeito dos fatos, opiniões e sentimentos; e (3) todas as partes devem concordar em controlar o processo para se chegar a um acordo, mas não ditar o conteúdo do acordo final”.
Normalmente ocorre um acordo rápido quando as duas partes tomam uma atitude de colaboração. O acordo também ocorre quando as partes têm disposição de negociar. As coisas ficam difíceis, porem, quando as partes tomam atitude de forçar, colocar panos quentes ou fazer retirada estratégica. Colaboração é uma técnica forte de solução de conflito, com exceção do método da força, que pode se