Como gastar conscientemente
O objetivo deste estudo é aprender como gastar de maneira consciente dentro do nosso orçamento.
A finalidade desse trabalho é complementar o processo de ensino-aprendizagem dentro do curso de Administração de Empresas. O conteúdo apresentado embora seja voltado para administrar o consumo pessoal, nos ajuda a ter um discernimento de como administrar os gastos dentro de uma empresa, por isso a importância dele para o curso de Administração de Empresas.
Sobre o curso
Ele nos induz a refletir sobre algumas questões e nos orienta como administrar nossos recursos de maneira organizada.
O primeiro passo dessa organização é fazer um planejamento de gastos, traçar objetivos, fazer um orçamento e respeita-lo.
A importância de administrar nossa renda é de evitar problemas com dividas e conflitos familiares, além de nos proporcionar uma vida melhor. Para isso devemos ter a consciência de gastar apenas o necessário e de acordo com nossa condição financeira.
Uma boa maneira de nos ajudar na hora de comprar, é questionar-se sobre a necessidade do consumo, analisando-a antes de efetuar a compra: Eu preciso ou eu quero isto? É essencial ou supérfluo?
A partir dessa analise, decidimos se compramos ou não. Se o produto for essencial, devemos cortar algo do orçamento para adquirir esse novo bem e se for supérfluo, devemos adquirir somente se tiver o orçamento extra, caso contrario, a melhor opção é não comprar.
E na hora de pagar, sempre que possível pagar a vista, isso nos garante fugir dos juros, pois a compra feita no crédito geralmente tem juros embutido nas parcelas, além de conseguir um desconto no pagamento a vista.
A vantagem que o cartão de crédito nos traz é de termos organização no orçamento.
O habito do consumo por coisas supérfluas ou não geralmente nos trazem bem estar, mas isso não nos garante a felicidade, e sim estarmos em boa companhia, ter saúde, amigos, emprego, etc. Muitos prazeres não