Como fazer um mapa mental
CARACTERÍSTICAS
Uso de um conceito central (representado por uma ilustração ou imagem).
Palavras-chaves, todos ligados por linhas de vinculação de informações, de acordo com sua relação.
Uso de cores, realces, caixas de texto, setas, ilustrações e agrupamento de informações.
COMO MONTAR UM MAPA CONCEITUAL
Leia um novo texto. Use marca texto para grifar as frases mais importantes. Dica: use cores diferentes de acordo com os assuntos.
Selecione quais são as palavras-chave mais relevantes do texto. Dica: uma que centraliza a ideia e as demais que acrescentam as ideias sobre o assunto.
Desenhe o diagrama. Você pode fazer em folha A4 (horizontal) ou no computador. Existem vários tipos de softwares nos sites de busca e o que eu mais gosto é o XMind.
Faremos um mapa-mental para cada Módulo do livro didático de história adotado, colocaremos no portfólio e no final de cada bimestre o professor avaliará da seguinte forma: o mapa mental completo deve possuir desenhos ou figuras, os ramos que separam os tópicos e cores que também ajudam a separar os assuntos.
Passo-a-passo utilizando o software XMind:
1. Clique no ícone XMind. Escolha o modelo de sua preferência. Exemplo: Project Plan. Dê dois cliques ou aperte a tecla enter.
2. Digite no centro o título do módulo. Ex: A I Guerra Mundial. Para ajustar a posição das letras, clique e arraste no espaço verde onde você verá duas setas.
3. Em cada “ramo” escreva os tópicos que o seu próprio livro didático possui. Cada tópico possui um asterisco (*) de cor verde. Ex: As causas do conflito
4. Para criar um novo ramo, clique no centro e aperte a tecla enter ou clique em Insert/Topic. Para aumentar o ramo de um tópico já criado clique no ramo desejado e aperte a tecla TAB ou clique em Insert/Subtopic. Para editar um tópico já criado, clique nele e aperte a tecla F2.