Mapa mental
Mapa Mental feito com o software Minjet MindManager Pro
[pic]
O melhor método de anotações é o denominado Mapa Mental, criado e divulgado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele mostrou que, utilizando um mapa você pode organizar de forma visual a essência daquilo que quer memorizar.
A estrutura desse tipo de mapa pode ser simplificada da seguinte forma: no centro da página, você coloca a idéia geral. Dessa idéia irão irradiar-se outras idéias importantes - representadas por palavras-chave –, como galhos de uma árvore saindo do tronco principal. E, desses galhos, vão saindo ramos que abrigam sub-idéias relacionadas, diretamente, com a idéia do galho e, indiretamente, com a idéia geral.
As vantagens do Mapa Mental são enormes. À medida que constrói a árvore, você cria uma rede que ajuda a organizar seu cérebro, o que não acontece no sistema linear, em que as idéias são simplesmente copiadas uma depois da outra. Além disso, com visualização completa do assunto, sem risco de se esquecer de nenhuma parte importante.
O nosso cérebro funciona melhor quando a informação é por nós processada e transformada em conhecimento. Este processamento permite uma maior personalização dos dados, convertendo-os em conceitos e imagens significativas para nós. Isto ocorre por meio da reflexão, compreensão e avaliação da informação, e traduzida em termos subjetivos – do nosso jeito. Mapas Mentais contribuem nessa seqüência, promovendo não só um estímulo para a nossa inteligência e criatividade, como também uma melhora na nossa capacidade de retenção e lembrança. São multi-sensoriais e dão uma perspectiva geral do assunto em estudo. Na construção de Mapas Mentais, o aluno está usando, simultaneamente, os dois lados do cérebro. Mapas Mentais podem ser usados tanto para anotações como para reuniões, apresentações e planejamentos.
Mapa Mental é um instrumento de grande utilidade em qualquer processo de aprendizado e manipulação de dados.
Os especialistas