Gestão do Conhecimento - Atividade Dissertativa
Professora Maria Teresa Gouvêa
Atividade Dissertativa 01
Análise de Processo de Gestão – Modelo SECI
Prática: Lições Aprendidas
(A área de produção da empresa possui um relatório diário de produção, no qual há um campo específico para listagem de lições aprendidas.)
Atividades:
I. Funcionários da produção preenchem relatório diário, no qual são estimulados a relatar novos aprendizados, sejam de processos ou de qualquer outro aspecto relativo a suas funções;
II. Encarregado de produção produz relatório sintético, que é enviado ao Diretor de Produto;
III. Diretor de Produto analisa histórico de produtividade e reflexo de novos aprendizados;
IV. Diretor de Produção emite circular apresentando novas práticas consideradas positivas, que passam a ser instruções oficiais a serem adotadas por toda a equipe de produção.
Análise:
Na prática, observa-se pouca incidência de sucesso no apontamento de processos inovadores através da prática adotada: Há baixo interesse de participação no processo por parte dos funcionários da produção, somado a outros fatores, como timidez, evitação da exposição em destaque no grupo e sentimento de falta de recompensa e/ou reconhecimento pelo desempenho diferenciado.
“A mudança organizacional é um fenômeno que ocorre necessariamente em um contexto de interações sociais humanas, que constituem e são constituídas por comunicação. Estas interações produzem e reproduzem as estruturas e ações sócias que as pessoas conhecem como realidade. Sob tal perspectiva, a mudança é um processo recursivo de construção social, no qual novas realidades são criadas, sustentadas e modificadas no processo de comunicação ” (Ford e Ford, 1995).
É preciso, portanto, envolver diretamente esses colaboradores e facilitar seu meio de exposição de opiniões e sugestões, ao mesmo tempo em que se esclarece a relevância de sua participação para o sucesso do grupo, destacando ainda o