COMO FAZER UM MAPA MENTAL
Por Maria Regiane Ferreira Da Silva
Com o avanço da tecnologia e de outras áreas da ciência o leque de ferramentas e processos para a descoberta de novos estudos é cada vez mais vasto. Vivemos num mundo onde a rapidez é a palavra palavra chave e mais cobrada na sociedade e em todos os ramos de trabalho .É sem duvida de extrema necessidade que utilizemos ferramentas na qual acelere o absorvimento e concretização de informações. Um desses exemplos nítidos de ferramentas para que haja uma facilidade na absolvição do conteúdo é O Mapa Mental.
Geralmente quando estamos tentando absorver novas informações o nosso cérebro tende a absorver conteúdos que sejam mais visuais e que facilitem a memorização. Mas o que seria o Mapa Mental?
De acordo com o inglês Tony Buzan criador do processo, nossos pensamentos não são lineares nesse caso não são iguais, não seguem um conteúdo continuo em outras palavras não segue um padrão. Mas o criador do processo diz que quando utilizamos imagens e diferentes cores para ajudar na memorização do conteúdo fica mais fácil recordar do conteúdo depois.
Em outras palavras o mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama no qual é voltado para o auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio, também esta voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de outras áreas que julguem o mapa mental uma ferramenta eficiente para a compreensão e solução de problemas direcionados para fossilização de novas informações.
Uma das principais funções do mapa mental é fazer com que o absorvimento do conteúdo seja feito de forma mais sucinta e pratica e que poupe tempo para ser otimizado em outras tarefas . Devido sua praticidade o mapa mental vem sido utilizado com mais frequências nos últimos tempos. Os mapas mentais podem ser utilizados em varias situações no dia a dia tanto de uma empresa como no dia comum de um estudante. O mapa mental serva para organizar reuniões , apresentações em empreses ou