Como fazer entrevista
Curso: Engenharia Civil Semestre: 6° Turma: B
Discente:
Docente:
Referencias: Revista Eletrônica dos Pós-Graduados em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 -n° 1 (3), janeiro/julho2005, p.68-80 Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais
Artigo com objetivo principal abordar a importância da entrevista como uma técnica de coleta de dados que é utilizada em pesquisas nas Ciências Sociais.
As técnicas de entrevista começaram a se desenvolver inicialmente a partir do final do século XIX, quando alguns antropólogos iniciaram os estudos sobre as sociedades tradicionais.
A escola de Chicago foi pioneira em abrir caminho para outras correntes teóricas como a fenomenologia, foi ela também que além de fazer o uso de pesquisas quantitativas, atuou para o desenvolvimento das pesquisas qualitativas na Sociologia, pesquisando com a utilização cientifica de documentos pessoais, cartas, diários e etc.
Vale ressaltar que foi a escola de Chicago no departamento de antropologia e sociologia, em busca de se desenvolver pesquisa para solucionar problemas sociais existente na cidade que ela se tornou o principal centro de estudo e pesquisa sociológica da época. Foi responsável também por juntar a pesquisas quantitativas que já eram realizadas, aspectos qualitativos que favoreceram o desenvolvimento do estudo.
A entrevista pode ser entendida como uma relação entre duas pessoas, onde uma delas busca colher informações da outra. É também um método capaz de favorecer obtenção de dados subjetivos, relacionados a valores, atitudes e opiniões pessoais. Para tanto uma entrevista deve ser planejada de forma que seja escolhido o objetivo a serem alcançadas, as perguntas que serão dirigidas, o publico alvo, e ainda a disponibilidade dos entrevistados.
É entendido que uma investigação cientifica deve começar por uma pesquisa bibliográfica, em seguida,