relatório entrevista com psicólogo
Entrevista com psicólogo
A atividade prática proposta foi realizar uma entrevista com um profissional de psicologia sobre as técnicas de entrevista psicológicas utilizadas por ele, de acordo com sua linha teórica e fazer comparações sobre o que diz a literatura e o conteúdo estudado em sala de aula.
Como a entrevista foi um pouco longa e foram surgindo várias perguntas, procurei levantar no relatório os pontos que achei mais relevantes para a comparação com a literatura.
Minha entrevista foi realizada no dia 06/10/2014, com uma psicóloga da linha cognitivo-comportamental, da área da saúde que atua na cidade de Ourinhos. Toda entrevista foi transcrita e está em anexo no final do relatório.
Na entrevista, a psicóloga relatou que utiliza a anamnese e uma entrevista pré-estruturada. Segundo Bleguer (1984) entrevista não é anamnese, é importante que se consiga fazer essa diferenciação apesar da anamnese ocorrer dentro da entrevista, mas na anamnese fazemos uma compilação de dados, que nos permite conhecer melhor o indivíduo, a sua saúde e sua doença, tanto historicamente, quanto com relação a sua vida atual. “Embora uma boa anamnese se faça com base na utilização correta dos princípios que regem a entrevista, essa última é, sem dúvida, algo muito diferente.” Para o autor, a entrevista psicológica é uma relação que se estabelece entre duas ou mais pessoas, ou seja, entre o psicólogo e o outro (s), que está ali, porque necessita de uma intervenção, então o psicólogo não só irá aplicar técnicas durante a entrevista, como também essa aplicação irá se produzir, através do comportamento, é uma relação humana.
As entrevistas semi-estruturadas ou semi-dirigidas, são entrevistas de triagem. Nesse tipo de entrevista, o entrevistador coleta os dados que são relevantes ao caso para uma melhor avaliação, elas são bastante utilizadas por darem maior confiabilidade aos dados obtidos, o que permite fazer um melhor planejamento e orientação