contabilidade
Procedimento de auditoria é o conjunto de verificações e averiguações previstas num programa de auditoria, que permite obter evidências ou provas suficientes e adequadas para analisar as informações necessárias à formulação e fundamentação da opinião por parte da atividade de auditoria. Trata-se ainda, do mandamento operacional efetivo, sendo ações necessárias para atingir os objetivos nas normas auditoriais. Também chamado de comando, o Procedimento representa a essência do ato de auditar, definindo o ponto de controle sobre o qual se deve atuar. O fundamental é descrever o que se deve fazer, ou seja, como deve ser o exame. Esse abrange testes de observância e testes substantivos:
a) testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
b) testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
Exemplo de Procedimento: Análise Financeira da Conta Corrente de Convênios
Procedimento 1: Verificar se os saques na conta corrente de determinado Convênio estão identificados pelos nºs dos cheques ou outra identificação dos beneficiários em procedimentos previstos pelo Banco Central como Transferência DOC, TED, etc, de acordo com a IN nº 01/97 da STN.
Procedimento 2: Verificar se a prestação de contas do Convênio foi elaborada e apresentada conforme estabelecido no termo de convênio.
2. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da