Como estruturar o corpo do texto publicitário.
Coordenação do Curso de Comunicação Social
Habilitação: Publicidade e Propaganda
COMO ESTRUTURAR
O CORPO
DO TEXTO PUBLICITÁRIO?
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I
COMO ESTRUTURAR
O CORPO
DO TEXTO PUBLICITÁRIO?
Instituto de Educação Superior da Paraíba
Coordenação do Curso de Comunicação Social
Habilitação: Publicidade e Propaganda
A linguagem publicitária não é um instrumento apenas de informação, mas também de persuasão e de sedução. Para conseguir este objetivo, o texto tem que se transformar em um instrumento eficaz e se constituí por dois planos:
· o conteúdo ou plano da comunicação que é o que diz;
· a forma ou plano do enunciado, que é perceptível, o significante, a expressão escrita. 1.) SUA SUBSTÂNCIA ( PLANO DO CONTEÚDO)
É o relato de fatos que demonstram a idéia central ou tema. A disposição do enunciado depende da criatividade do redator e deve constituir a estrutura interna do texto formada por segmentos que convergem em seqüências lógicas para o tema ou núcleo. O conteúdo é assim formado por elementos que se referem às características objetivas e reais do produto, objeto do anúncio, a seus valores racionais e concretos, assim como aos valores emotivos dirigidos às faculdades psíquicas dos receptores. Além disso, fazem parte do conteúdo os processos argumentativos e os juízos que acionam, como instrumentos, os campos da significação e da expressão das idéias.
Todas estas partes do conteúdo apresentam-se num conjunto de inter-relações para explicar, comprovar e complementar o tema, compondo o "plano de significação”. Esta significação será reforçada pelas conotações provenientes de todos os recursos expressivos a serem utilizados pelo redator, abrangendo as figuras da linguagem, as transformações, para transmitirem as idéias.
O conteúdo é constituído por argumentos racionais (que apelam para razão e destacam os atributos do produto – sentido denotativo) e argumentos