prova de aritimetica
Aula 09
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 09: Eu às vezes penso até onde essa estrada pode levar alguém... Objetivo: Apresentar e discutir os gêneros jornalísticos: notícia, editorial, reportagem, crônica, artigo.
O jornal
Vamos percorrer o cenário jornalístico. O mundo dos fatos, das opiniões que resultam em profundas modificações mundiais. Essa é nossa estrada agora.
A função do jornal é basicamente a de apresentar informações, discutir assuntos e promover entretenimento.
Ler jornal é extremamente importante àquele que quer desenvolver o espírito crítico.
O conhecimento pela atualização traz isso. O jornal é um grande reservatório de gêneros. Há algumas características que são comuns a todos os textos, e os reconhecemos como classificados, resenhas, notícias, editoriais e, como já dissemos, pelo uso estabilizado em sociedade. A nomenclatura dos textos jornalísticos é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação, e pode sofrer alteração de jornal para jornal ou ainda não aparecer, como é o caso dos editoriais. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de matéria.
Vejamos alguns dos mais específicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características: Comecemos pela notícia:
Notícia: caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrita de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com a manchete, que é seguida pelo corpo da notícia.
Enquanto na primeira parte estão registradas as principais informações do