artigo metodos e pesquisas
Método é, sobretudo, uma seleção de fontes de pesquisa, pois, como é sabido, a fonte de informação determina os resultados reflexivo e conclusivo de qualquer pesquisa. (Bittar, Eduardo, Metodologia da pesquisa jurídica, p. 5).
“Método é a garantia de veracidade de um conhecimento, Método é a ordenada do pensamento na elaboração da ciência” (Diniz, Compêndio de introdução à ciência do direito, p. 16).
Metodologia
Metodologia passa a significar o estudo desse caminho que se percorre ao se exercer a ciência. Então, deve-se dizer, a metodologia nasce a serviço da pesquisa científica, consistindo no estudo das práticas do saber e das práticas de exercícios do saber, tendentes ao aperfeiçoamento dos conhecimentos humanos. (Bittar, Eduardo, Metodologia da pesquisa jurídica, p. 20).
“Metodologia é uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia” (Demo, Introdução à metodologia da ciência, p. 19).
Ciência
A ciência é, em verdade, o conhecimento sistematizado, testado, organizado, diluído em uma trama de postulados metodológicos. Em poucas palavras, a ciência é uma prática racional da qual resultam conhecimentos. Assim é que se pode dizer que o grau de probabilidade e de certeza nas conclusões científicas é maior que no conhecimento vulgar. (Bittar, Eduardo, Metodologia da pesquisa jurídica, p. 30).
“Ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional” (Chauí, Convite à filosofia, p. 251).
Pesquisa
Pesquisa é um procedimento reflexo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. (Marconi, Marina,