ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA METODOLOGIA
INTRODUÇÃO
A divulgação da produção científica em forma de artigos publicados em periódicos é importante porque os artigos atingem mais velozmente um público maior, podem ser colecionados e reproduzidos infinitamente, servem como fonte de bibliografia e contribuem para atualização dos que lêem.
Este estudo realizou um levantamento e análise da metodologia utilizada nos artigos publicados na revista Contabilidade & Finanças – USP, no período de 2003 a 2007.
REFERENCIAL TEÓRICO
A comunicação, através da publicação de artigos em periódicos, apresenta um importante papel no fluxo da informação científica.
A atividade científica de pesquisa, segundo o mesmo autor, pressupõe a necessidade da existência de um conhecimento organizado. Nesta organização faz-se necessário à utilização de diferentes elementos para facilitar a execução da pesquisa, desde a determinação da metodologia adequada até a divulgação dos resultados.
Alyrio (2008) define método como sendo um conjunto de regras e normas através das quais se busca uma verdade ou a detecção de erros na tentativa de alcançar uma finalidade desejada.
As pesquisas científicas são desenvolvidas através de diferentes métodos. A partir dos conceitos citados descreveremos as seguir os tipos de métodos apresentados por Alyrio(2008):
Método Dedutivo: É aquele que procede do geral para o particular, através de uma lógica.
Método Indutivo: Procedimento inverso ao do método dedutivo, ela pode ser constatada a partir da observação de um número de casos concretos e confirmados dessa realidade.
Método Dialético: A indução e a dedução são métodos necessários ao raciocínio, já que as idéias evoluem dialeticamente pela superação progressiva de sucessivas contradições, define a dialética como a conciliação dos contrários,
Método Quantitativo: Significa a escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e