Metodologia de análise de sistemas
1. Introdução
1.1 Metodologia
É o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista...), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Em nosso discurso abordaremos as principais metodologias utilizadas e suas formas de utilização.
1.2 Análise
A palavra análise se refere ao processo de separar as partes de um sistema para facilitar o exame de sua natureza, funções e relações. Tal análise é, certamente, um componente chave de análise de sistemas de informação, porém não é o único. Análise de sistemas também envolve o projeto, implantação e avaliação de sistemas de informação.
1.3 Sistemas
Sistema, para processamento de dados, é o conjunto de pessoas, máquinas e métodos organizados de modo a cumprir um certo número de funções específicas. *(definição sugerida pelo ANSI-American National Standards Institute).
2. Análise de Sistemas
Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de analisar, projetar, implementar, avaliar e encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada.
É uma sub-parte do processo mais alargado de projeto informático intervindo na parte da concepção do software (Figura 1) e propondo metodologias de análise que permitem a modelização conceitual, organizacional, lógica e física do sistema de informação das empresas. Assegurar Qualidade | Gerir Projeto |
Manter
Manter
Implementar
Implementar
Conceber
Conceber
Manter
Manter
Instalar
Instalar
Testar
Testar
Realizar
Realizar
Metodologias de Análise
Metodologias de