Avanços da tecnologia da informação na area contabil
Ao longo dos séculos a contabilidade vem acompanhando a evolução da economia e criando novas técnicas de identificação e mensuração dos eventos econômicos e financeiros que afetam as mudanças no patrimônio das organizações. O objetivo deste estudo é realizar uma análise qualitativa dos trabalhos apresentados na literatura disponível, com o propósito de verificar os estudos empíricos que trataram da influência da tecnologia para a evolução da contabilidade, ou seja, verificar os principais impactos dos avanços tecnológicos para a evolução da contabilidade. Os estudos evidenciaram a adaptação o profissional contábil à tecnologia; o uso da tecnologia para a divulgação de informações contábeis e a influência de recursos tecnológicos para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, principalmente a otimização na disponibilização de informações para o processo decisório nas organizações.
Palavras-chave: evolução; contabilidade; avanços tecnológicos.
INTRODUÇÃO
Os estudos sobre a evolução da contabilidade é marcada por vários estudiosos que trazem suas contribuições para a pesquisa contábil, principalmente no que tange à Teoria da Contabilidade. A contabilidade desde o início sua existência vem sofrendo mudanças como curso normal do desenvolvimento econômico, político, cultural, social e cientifico.
O surgimento empírico da contabilidade, como em várias outras ciências, foi o pilar para que se tornassem, uma “Ciência Social” aceita como tal desde o início do século XIX.
Assim como boa parte das ciências, desenvolveu-se de forma lenta nos aspectos conceitual e teórico, e veloz no que tange à característica informacional dos demonstrativos gerados pela técnica contábil. As relações específicas que caracterizaram os negócios nas diversas épocas foram sendo progressivamente incorporadas à metodologia e avanços tecnológicos que influenciaram a prática contábil.
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise qualitativa dos