COMO ESCREVER NOTAS DE PROGRAMA
Uma guia para candidatos a diploma
ESTRUTURA E CONTEÚDO
Permita que o conteúdo determine a estrutura
Muitas notas do programa são escritas em três partes: uma breve introdução ao compositor uma seção sobre o contexto histórico da obra e as circunstâncias que envolveram a sua composição uma descrição da obra em si
Esta pode, por vezes, ser a melhor forma de apresentar a informação, mas a estrutura de qualquer nota programa será determinada pelo seu conteúdo. Deverá ser dada uma diferente importância aos vários tipos de informação, tal como a histórica, social, biografia, bem como a musical e analítica, dentro de cada nota.
Contexto histórico: Todas as notas de programa têm de fornecer um equilíbrio entre a informação de fundo e informações mais musicais relacionadas com a obra específica a ser tocada. Muitas notas de programa irão contar de forma breve as circunstâncias da sua composição, incluindo detalhes da comissão, a primeira execução da obra e, se útil, uma breve informação sobre a sua publicação.
Não utilize muita linguagem técnica
Ao contrário da pintura, a música não se mantêm igual enquanto você a estuda, e o público tem apenas uma oportunidade de identificar pontos importantes na performance. Na tentativa de descrever detalhadamente o progresso real da música, o escritor da nota programa arrisca a perder comunicação com a maioria do público através do uso inadequado de linguagem técnica.
A nota de programa deve, portanto, ser um interessante, estimulante e pertinente comentário sobre os aspetos executados e não uma anatómica divisão da sua estrutura. Frases ao longo das linhas de "Em resumo, o segundo tema cromático do primeiro grupo começa na relativa maior e modula para Sol menor...” são inadequadas. Discussões sobre progresso da música devem ser limitadas a recursos geralmente reconhecíveis, em vez de aos mais pequenos detalhes do seu funcionamento interno. A maioria dos tipos de análise tende, em qualquer caso, a