Micoses S O Infec Es Causadas Por Fungos Que Atingem A Pele
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos. Na verdade, alguns tipos de fungos vivem naturalmente em nosso corpo sem causar qualquer tipo de sintoma. No entanto, se eles começam a se reproduzir rapidamente podem causar doenças. Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar.
Tipos de micose
Pitiríase Versicolor
Popularmente conhecida como pano branco, a pitiríase versicolor é caracterizada por pequenas manchas esbranquiçadas que escamam. Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho, e raramente coçam.
A pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por várias vezes.
Tinhas
É uma micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítida e que coçam. Quando acomete os pés, a tinha pode ser chamado de “pé-de-atleta” – mas elas podem aparecem em qualquer lugar do corpo. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. Forma-se uma placa com crostas que causam coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região.
Onicomicoses
São as micoses das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. A unha se torna mais grossa e descolada, podendo haver mudanças em sua cor e forma. Geralmente começa como uma mancha de cor clara pequena. Conforme se espalha, a cor se altera e a unha torna-se mais espessa e mais frágil. Muitas vezes, é doloroso e recorrente.
Causas
As micoses são contagiosas, podendo ser transmitidas de