prova de sociologia
1. Paula do Nascimento Masulo. 06/05/15
Tema: Trabalho Escravo e Agronegócio No Piauí.
(Uma análise da situação, a partir dos anos 1990, com base em processos judicias)
Ela Tratou do trabalho escravo no agronegócio no Piauí, com base em processos judicias que tramitam na esfera criminal junto com a justiça federal. Em sua dimensão teórica, foi abordado o conceito de trabalho em suas várias modalidades históricas (servidão, escravidão moderna, trabalho livre, escravidão contemporânea). Em sua dimensão empírica, de 12 processos, e todas elas produtoras de soja, 3 dessas empresas foram analisados detalhadamente, a partir da fase processual em que se encontravam. Essa pesquisa mostrou que em essas empresas, todas elas escravizavam trabalhadores do sexo masculino, adultos, no ciclo da cadeia produtiva da atividade econômica. Mostrou também que as condições dos trabalhadores eram precárias.
2. Alyne Maria Souza Oliveira. 11/05/15
Tema: Indicadores de Sustentabilidade: Uma tipologia de assentamentos rurais
O objetivo desta pesquisa centrou-se no desenvolvimento de uma tipologia de assentamentos amparada na construção de indicadores nos âmbitos ecológico, social, econômico, político-institucional e cultural. Investigar o processo de implantação de assentamentos rurais situados em Teresina. Mensurou-se a sustentabilidade de três assentamentos rurais, e foram classificados de acordo com os resultados da pesquisa.
Foram várias questões analisadas nesses três assentamentos, e a hipótese era baseado no nível de sustentabilidade dos assentamentos. Os resultados obtidos nesta pesquisa confirmaram a hipótese inicialmente de que o nível de sustentabilidade dos assentamentos pesquisados difere significativamente, sobretudo em razão da disponibilidade e do uso dos recursos naturais existentes, bem como da dotação de meios para a