Como elaborar laudo tecnico
Você sabe o que é um Laudo Técnico e qual a sua finalidade? Você saberia elaborar um? Um laudo técnico é um documento que contém o relato de um perito ou técnico que é designado especialmente para avaliar uma determinada situação, algum aparelho com defeito, ou ainda um local que apresente periculosidade ou irregularidade: hospital, posto de gasolina, obra, etc.
Pode ser elaborado para as mais diversas áreas, tais como: laudo técnico de informática, engenharia, mecânica, elétrica, técnico ambiental, de insalubridade, periculosidade, judicial, pericial, de avaliação, científico, administrativo, etc. Geralmente ele vem acompanhado de documentos demonstrativos, tabelas, gráficos ou estatísticas, e para a sua elaboração deve-se seguir algumas regras e padrões, pois é um documento complexo e de muita responsabilidade.
Cada área ou profissão tem seu próprio modelo de formulário e regras próprias para elaboração desse tipo de documento – por isso a necessidade de se informar em cada órgão ou conselho fiscalizador antes de fazer qualquer coisa – e, embora não exista um critério definido para servir como padrão, é possível ter uma idéia abrangente do que deve conter em um laudo técnico, e a melhor forma de prepará-lo para que ele seja bem consistente.
1. Observe atentamente a FORMATAÇÃO:
As medidas de um laudo técnico devem ser: * Formato do papel: A4. * Tamanho da fonte: 12. * Tipo de letra: Times New Roman ou outra letra serifada. * Espaço: 1,5 cm. * Margem superior: 2,5 cm. * Margem inferior: 2,5 cm. * Margem direita: 2,5 cm. * Margem esquerda: 3,5 cm.
2. ESTRUTURA: * Capa. * Falsa folha de rosto – deve conter apenas o título do laudo. * Verso da Folha de rosto – com errata ou informações adicionais. * Folha de rosto – deve conter os dados principais do documento, o nome do técnico ou perito, o título do laudo, data e local. * Sumário. * Lista de tabelas, gráficos, siglas e