Como Durkheim concebe a Educação Humanista e qual sua Proposta para a Educação Moderna
PEDAGOGIA
O ensino do homem
Émile DurkheimRibeirão Preto – São Paulo
2013
Eliana Campanér
Eliana Campanér
O ensino do homem
Émile DurkheimComo Durkheim concebe a educação humanista e qual sua proposta para a educação moderna.
Trabalho de conclusão - 2° semestre
Sociologia da Educação
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
Ribeirão Preto – São Paulo
2013
O ensino do homem – Émile DurkheimComo Durkheim concebe a educação humanista e qual sua proposta para a educação moderna.
O momento histórico tinha a classe operária em ascensão, que conquistava direitos políticos e sociais e precisava formar novos dirigentes. Era hora de se questionar o ensino da escola tradicional. Apesar de concordar que o método humanista tenha seu valor educativo, Durkheim analisa seus postulados, já pensando em substituí-los.
Seus estudos concebem a educação humanista como o ensino do desenvolvimento das faculdades de reflexão em geral, sem, no entanto, prepará-la para uma profissão. Assim ele acredita que a mente se forma quando oferecemos “coisas particulares para serem pensadas”, para se formar idéias distintas e corretas. Para que isso aconteça é necessário encontrar as realidades sobre as quais a mente deve exercitar-se. Esse se torna então seu grande problema pedagógico: saber a que deve dedicar-se a reflexão do aluno.
Já que existem apenas dois temas possíveis para o pensamento: o homem e a natureza, a questão era: como ensinar, no colégio, o homem e as coisas humanas.
Durkheim acredita que esse ensino sempre existiu no humanismo, onde se ensinava os alunos refletirem sobre as coisas humanas, mas que ele deve ser questionado em três posicionamentos: 1 – saber o valor desse ensino, 2 – por que ele não corresponde mais às exigências do momento e 3 – como ele dever ser transformado.
Durkheim analisa os postulados humanistas,