Fundamentos Filosóficos da Educação
UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – FASE II
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
RESUMO DO LIVRO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Quando alguém ouve a palavra Filosofia costuma ficar em dúvida em relação ao seu significado.
Então o que é filosofia? Tantas perguntas e interpretações diversas levam o leitor a querer pesquisar e saber cada vez mais sobre esse tema complexo.
Pitágoras, já dizia não ser sábio apenas “amigo da sabedoria”, originando assim a palavra filosofia, do grego filos (amigo) e sofia (sabedoria)
O objeto de estudo da filosofia é o homem, o ser, o pensamento, Deus, a astrologia, ou seja, nada escapa ao universo de estudos da filosofia, tendo um caráter reflexivo.
Para a educação a filosofia serve como um objeto questionador, para a formação de indivíduos, cidadãos mais consciente de si e da realidade que o cerca.
O objetivo desse estudo é apresentar em forma de resumo a Filosofia desde a Antiguidade até os tempos Modernos e o panorama das mais importantes correntes filosóficas, especialmente as de caráter pedagógico.
Apresentação
Pitágoras disse ser “ser amigo da sabedoria”. Dessa expressão, que vem do grego filo (amigo) e Sofia (sabedoria), nasceu o vocábulo filosofia.
A filosofia não se confunde com as ciências particulares, pois sua análise é de natureza diversa. Enquanto aquelas se definem pelo caráter empírico de suas investigações, a filosofia se caracteriza como uma atividade de ordem reflexiva.
O pensamento é uma atividade comum a todo o gênero humano. O que o ensino da filosofia propõe é educar o pensamento de modo rigoroso, tornando um pensamento questionador, que se coloque acima do senso comum. O objetivo desse ensino é o de formar um sujeito, uma pessoa ou um cidadão mais consciente de si mesmo e da realidade que os cerca.
No caso da filosofia da educação, trata-se de trazer a reflexão filosófica para o âmbito das teorias e práticas pedagógicas.
1° Capítulo
Trata-se de