Veterinário
O mercado de trabalho a cada dia que passa vem se tornando cada vez mais competitivo e para poder se inserir e garantir um bom emprego com uma promessa de carreira é necessário bastante esforço e tempo. E na área de medicina veterinária não seria diferente, embora existam inúmeras especializações e teoricamente muita demanda conseguir o “emprego dos sonhos” ainda é uma tarefa árdua.
Com o mundo globalizado as relações entre as pessoas em si e entre as pessoas e o meio em que vivem mudaram drasticamente, tanto para o lado positivo como os avanços tecnológicos e o acesso à informação, quanto para o negativo com o capitalismo selvagem e uma grande desigualdade social. Creio que para a área da medicina veterinária a globalização trouxe na maior parte “bons frutos”, pois tornou possível um grande crescimento em geral da área com a disseminação do conhecimento e avanços das técnicas de trabalho.
Com o mundo globalizado o acesso à informação esta disponível para quase todos através da internet e esse é a maior ferramenta que a globalização me da para a inserção no mercado de trabalho. É possível achar sites que ofereçam conteúdo didático para a formação profissional nas mais diversas mídias, desde livros textos até vídeo-aulas. Vale salientar que boa parte desse conteúdo pode ser adquirido de maneira gratuita, ou seja, não se limita apenas para aqueles que podem pagar. Assim cabe somente a nós correr atrás de uma boa formação profissional e acadêmica e procurarmos se destacar para adentrar o mercado de trabalho.
Inevitavelmente logo surge à cabeça o termo meritocracia, a meritocracia é criticada por muitos, com o discurso de que o sistema não oferece as mesmas oportunidades a todos, discurso que eu até concordo, mas pensar que em algum lugar ou em algum momento todos teriam exatamente as mesmas oportunidades é muito utópico, portanto creio que o individuo que se encontra mais apto para o trabalho deve de fato ser o