Como deve ser o trabalho do professor na sala de aula com ênfase no aprender
“Planejamento da atividade pedagógica como atividade coletiva. A atividade de planejar é uma atividade coletiva, uma vez que o ato de ensinar na escola, hoje, é um ato coletivo, não só devido a nossa constituição social como seres humanos, mas, mais do que isso, devido ao fato de que o ato escolar de ensinar e aprender são coletivos.”
Fico também com a visão da seguinte definição de FREIRE (1987, P. 68):
“Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa,mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de autoridade” já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita estar sendo com as liberdades e não contras elas.”
Creio que o professor pode tirar proveito dos erros encontrados na avaliações se ele não enxergar o erro como forma de punir o aluno levando até mesmo para o lado pessoal em aplicar a nota, uma vez que o erro é inevitável no processo de aprendizagem, dar uma nova oportunidade ao aluno, “ganhando esse aluno,” respeitando suas características cognitivas. Luckesi (1995) faz uma distinção entre julgamento e avaliação, diz que na avaliação não há seleção, não há exclusão. Ele a define como um “ato amoroso”, não no sentido piegas, mas sim no sentido de acolher a situação tal qual ela se apresenta para, a partir daí, tomar decisões visando a melhorá-la. Avaliação é, portanto, um ato acolhedor,