Hidrologia urbana
1
1. HIDROLOGIA URBANA
1.1. PRECIPITAÇÃO DE PROJETO
Os estudos de drenagem urbana envolvem, geralmente, cursos d'água de pequeno ou médio porte desprovidos de registros fluviométricos, nos quais a estimativa das vazões de projeto é feita com base nos dados de chuvas intensas que ocorrem nas respectivas bacias.
2
A região do Município de São Paulo abrange uma extensa área, pouco inferior a 2.000 Km , até hoje não muito bem compreendida em termos da variação espacial das chuvas intensas, mesmo porque os dados pluviográficos na região são escassos. Por isso têm sido adotados, nos estudos de drenagem do Município, valores de chuvas intensas referidos a um único posto pluviográfico, denominado de Posto do IAG (Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo), situado no bairro da Água Funda, incorporado à rede do DAEE com o prefixo E3-035. Por outro lado, as equações de chuva existentes, baseadas nesse posto, não incorporam os dados mais recentes. Considerando-se o exposto, são apresentados, dentro deste item, os seguintes assuntos: 1 ) atualização da equação das chuvas intensas do posto do IAG, utilizando-se o período de dados pluviográficos fornecidos por essa entidade abrangendo o período de 1931 a 1994; 2 ) avaliação das relações intensidade-duração-freqüência em áreas do município não cobertas por pluviógrafos.
1.1.1. ATUALIZAÇÃO DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS DO POSTO DO IAG
Com base nos dados do posto pluviográfico do IAG, do período 1931-1994, chegou-se à seguinte equação:
T ht ,T = (t − 6) 0, 242 . 12,6 − 4,49 ⋅ ln ln , para 10 min ≤ t ≤ 4320 min (3 dias)..........( 1.1) T − 1
FCTH
CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM DRENAGEM URBANA
Hidrologia urbana
2
onde:
ht ,T t T
altura pluviométrica acumulada (em mm), da chuva de duração t correspondente ao período de retorno T ; duração da chuva em minutos; período de retorno em anos.