Como criar uma brinquedoteca
Brincando na Comunidade
Público Alvo: Crianças da Comunidade e filhos dos frequentadores da igreja
Justificativa:
- O projeto, Brinquedoteca partiu da constatação de um número significativo de fiéis frequentadores da igreja que traziam seus filhos alegando não terem com quem deixá-los; como toda criança gosta de aprender em um ambiente desafiador, motivador, divertido, alegre, bonito e prazeroso, o espaço da brinquedoteca é uma solução que representa um elemento a mais no processo educativo, um parceiro da família e da comunidade.
- Num país como o Brasil, a brinquedoteca é importante também por permitir que as crianças mais pobres tenham acesso a brinquedos e a espaços para brincar.
- O uso em comum dos brinquedos ajuda a desestimular o sentimento de posse e de consumo. Neste sentido, contribui para a formação dos cidadãos em bases democráticas e de respeito aos valores sociais e coletivos.
- A brinquedoteca é o espaço da criança: reúne brinquedos, jogos, livros e gibis. Mais do que um simples “depósito”, este ambiente permite desenvolver autonomia e a criatividade das crianças e pré-adolescentes.
Objetivo Geral:
Disponibilizar gratuitamente para a comunidade um espaço com brinquedos e jogos pedagógicos para crianças entre três e doze anos de idade.
Objetivos Específicos:
- Socializar estimulando atividades individuais e coletivas;
- Desenvolver a inteligência e a criatividade;
- Estimular a concentração e a atenção;
- Valorizar o brinquedo como meio de desenvolvimento intelectual e social;
- Incentivar o desenvolvimento da responsabilidade;
- Oferecer as crianças momentos de desenvolvimento da sua inteligência, criatividade e sociabilidade,
- Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas.
- Aprender através de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
- Criar atividades lúdicas