Brinquedoteca
Neste trabalho irei relatar a importância do brincar no desenvolvimento da criança. É através das brincadeiras que a criança passa por uma experiência imaginária e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar, imitar e agir.
O objetivo de discutir o valor do lúdico, na formação do professor e na aprendizagem da criança utilizando para isso um espaço especifico e qualificado.
Brinquedotecas: espaço para brincar e aprender.
A primeira brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América.
No entanto, a Brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial a partir da década de 1960, no século xx, quando se espalhou por toda Europa. Seu objetivo erra de emprestar brinquedos para famílias carentes com filhos especiais, uma vez que se acreditava que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento destas crianças.
Com o surgimento da Brinquedoteca fez com que mais teóricos e pesquisadores debruçassem suas investigações sobre o lúdico, assim, em 1976, realizou-se em Londres o primeiro congresso sobre a experiência de se emprestar brinquedos.
A efetivação da ação lúdica mundial tornou-se concreta com a criação da Associação Internacional de Brinquedotecas – Toy Libraries de Brinquedotecas, que envolve muitos países e continentes do mundo.
No Brasil, a primeira expressão lúdica voltada para a brinquedoteca aconteceu apenas em 1971, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, realiza a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitada por pais, profissionais e estudantes da área.
Diante dos diferentes propósitos e características das Brinquedotecas, bem como o crescente reconhecimento de sua relevância à