Como calcular estoque de segurança
Administração da Produção/Materiais
Profª: Claudia Dumit
Março de 2006
Estoque de Segurança
a) Cálculo do ESTOQUE DE SEGURANÇA
Gráfico 1 – Perfil do Estoque com estoque de segurança e ponto de ressuprimento.
ES = k * σc Eq. (1) Onde: ES: Estoque de Segurança σc: Variabilidade Combinada[1] da Demanda e do Lead Time k: Fator de Nível de Serviço (na maioria dos serviços e indústrias, se utiliza um nível de serviço que varia de 90 a 99%).
Como elucidação, trade-offs são escolhas que implicam em “abrir mão” de certar vantagens em favor de outras. A essência do trade-off é a renúncia a algumas atividades, produtos, serviços ou áreas de atuação em benefício de outras. Escolhendo claramente atuar de um modo e não de outro, os gestores/gerentes tornam claras as prioridades da organização.
b) Nível de Serviço
Para Ballou (1993), nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços e gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos. O nível de serviço logístico é fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar sua fidelidade. Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de prover/realizar este serviço, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento dos seus pedidos.
A curva de distribuição normal é utilizada para a verificação do desvio padrão em cada nível de serviço, conforme tabela 1. Esta tabela é obtida na maioria dos livros de estatística.
[pic]
Tabela 1 – Curva de distribuição normal associada ao nível de serviço
c) Cálculo da VARIABILIDADE