Como aumentar o rendimento no aquecimento
Fisica-Quimica
Beatriz Fonseca
Nº2 10ºB
Data de entrega: 16.04.2013
Índice
Objetivo:
Nesta actividade laboratorial o objectivo é ver como o rendimento aumenta no aquecimento de um determinado tipo de resistência para outra, com e sem isolamento. Na parteA1 com uma resistência de imersão com isolamento e em A2 sem isolamento, de seguida a parte B com um disco de aquecimento. Veremos como varia o calor, o rendimento e os factores que influenciam. No final da experiencia teremos que comprovar os nossos estudos em calcular o calor, a energia e o rendimento.
Introdução Teórica: Nesta actividade prática vamos trabalhar com duas resistências, ambas com duas potências diferentes. Poderemos estudar o aquecimento na mesma massa de agua, com os mesmos intervalos de tempo mas com resistências, potencias e isolamentos diferentes. Depois de obtidos os dados teremos de calcular a energia fornecida, o rendimento e o calor pelas seguintes formulas:.
Material:
Fonte tensão; 2 bases de cortiça; termómetro digital; resistência pequena e grande; voltímetro; amperímetro; placa de aquecimento; agua destilada; goblé.
Procedimento:
1)- Encher o recipiente com um litro de agua destilada;
2)-Colocar o termómetro dentro da agua e de seguida, depois de colocar o voltímetro e o amperímetro ligados à fonte, ligar a fonte para começar a aquecer a agua;
3)-Desde o momento em que se liga a fonte devemos meter um cronometro a contar o tempo de 10 em 10 segundos e apontar a que temperatura da agua.
4)- Ao fim de ter feito este procedimento durante 330 segundos fazer o mesmo processo para a mesma resistência mas sem o isolamento e de seguida fazer para o disco de aquecimento;
5)- Ao fim de todos os dados apontados , calcular a energia o calor e o rendimento.
Registo de observações:
Nesta actividade podemos observar que como a resistência varia de resistência para resistência, não só