Tecnologias
Mudanças na educação: entre o ensinar, o aprender e o educar.
Temos dois exemplos a serem discutidos para que possamos identificar e apontar seus pontos negativos e positivos.
Começando pelo Colégio São Geraldo que foi fundado por imigrantes que chegaram ao Brasil na década de 1940, um colégio rígido e conservador. Não há investimento em computadores, nem acesso à Internet e são proibidos telefones celulares. Os diretores alegam que equipamentos eletrônicos são perda de tempo, motivo de distração e prejudicam na formação dos alunos.
O lema do Colégio São Geraldo é Tradição que da resultados.
Outro exemplo seria o Colégio Connection, onde os alunos usam equipamentos eletrônicos , os diretores investem em tecnologia que passam a compor sua rotina escolar. Na sala de aula o professor usa caneta especial, enquanto escreve na lousa eletrônica conectada a internet onde os alunos vão recebendo os textos nas telas de seus computadores.
O lema do Colégio Connection é: “acessando o futuro".
Temos então dois colégios onde exigem tais regras a serem seguidas , aparentemente colégios bem estruturados e preparados para uma ótima formação dos alunos.
Mais infelizmente houve um resultado preocupante do ultimo exame nacional de verificação de aprendizagem, ambos os colégios se saíram muito mal.
Como podemos mudar isso, afinal aparentemente são Colégios de ótima qualidade. Por isso é importante orientarmos as crianças numa sociedade que passa por mudanças rápidas, e adotarmos métodos essências em salas de aula para ajudar na formação de novos cidadãos.
A tecnologia pode ajudar mais ao mesmo tempo complicar a formação do aluno. Temos hoje fácil acesso a internet que podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Sites de pesquisas tem mudado a vida de muitas pessoas facilitando o acesso aos novos conhecimentos.
A tecnologia pode facilitar o professor mais tem que saber usar, é um processo de apoio que nos ajuda mais a finalidade é Educar e