rendimento no aquecimento
Trabalho realizado por:
Alexandre Fernandes, nº 1
Carlos Freitas, nº5
Igor Fernandes, nº13
João Oliveira, nº15
A.L. 0.1- Rendimento no aquecimento
Objetivos:
Este trabalho tem como objetivos determinar o rendimento num processo de aquecimento e identificar alguns dos fatores dos quais este rendimento pode depender.
Perceber como ocorrem as transferências de energia e de calor quando se aumenta a temperatura, neste caso de uma determinada massa de água
Determinar o rendimento energético no aquecimento da água.
Determinar a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de uma certa massa de uma substância.
Introdução Teórica:
Consideramos uma determinada massa da substância (m), por exemplo água, a uma determinada temperatura inicial (Ti). quando aquecemos a água , usando uma placa de aquecimento, ocorre uma transferência de energia, em forma de calor, da placa para o gobelé que possui água.
Essa transferência de energia traduz-se num aumento da temperatura da água até esta chegar a uma temperatura final, aumentando assim a eneergia interna do sistema.
O calor (Q) é a energia transferida, instantaneamente, do sistema a temperatura mais alta ( placa de aquecimento) para o sistema a temperatura mais baixa ( gobelé com água).
A quantidade de energia transferida em forma de calor, necessária para aumentar a temperatura dessa massa de água depende dos seguintes fatores.
Massa da água (m)
Diferença entre a temperatura final e a temperatura inicial da água (∆T= Tf-Ti)
Capcacidade térmica mássica da água ( c=4.190103J/(kg ºC))
A quantidade de calor fornecida á agua pode-se determinar através da expressão:
A quantidade de calor corresponde à energia útil, ou seja, à energia absorvida pela água, que provocou a sua elevação de temperatura.
No entanto, nem toda a energia fornecida é utilizada ou seja há energia dissipada.
A energia dissipada transfere-se para a