Rendimento no Aquecimento de Liquidos
Objetivos da experiência:
Esta experiencia laboratorial tem como finalidade principal determinar o rendimento num processo de aquecimento da água, através da medição de um período de tempo, e identificar alguns dos fatores dos quais este rendimento pode depender. · Como podemos aumentar o rendimento no aquecimento?
Esta é uma questão que se pretende estudar melhor ao longo desta atividade, tendo o objetivo de poder respondê-la no final de toda a experiência, fundamentando-a.
Com esta experiência laboratorial permite também aos alunos, um aprofundamento dos concelhos estudados e precisos à boa execução da atividade. Introdução Teórica:
Para a realização desta atividade experimental é necessário dominar alguns conceitos relacionados com as transferências de energia, que nos ajudaram em todo o processo da experiência.
. Termodinâmica: estuda as relações entre o trabalho e o calor, mais explicitamente, estuda e reflete sobre os métodos para a transformação e energia térmica em energia de movimento. Esta área de estudo tem patentes duas leis aplicáveis a quaisquer sistemas na natureza: 1º. Lei da termodinâmica: princípio da conservação da energia aplicada a sistemas termodinâmicos;
2º. Lei da termodinâmica: apresenta os limites estabelecidas pela natureza quando se transforma calor em trabalho; Trataremos agora a distinção entre o calor e energia interna: . Calor: é a nomenclatura atribuída à energia, sendo transferida de um sistema para outro, unicamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. O calor é uma das formas de se transferir energia de um sistema para outro, e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. . Energia interna: é o conteúdo total em energia de um sistema termodinâmico. É normalmente comum que a energia interna e o calor sejam confundidos, mas é bom saber que os dois constituem-se por definições bem distintas, definições que implicam o facto