COMO AS DECIS ES DEVEM SER TOMADAS
A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.
A tomada de decisões está relacionada, muitas vezes, com os nossos valores e, também, com parte daquilo que conhecemos ou do que experimentarmos. Sempre, o ser humano teve que decidir, ora por questões complexas, ora mais simples. E, conforme o contexto, dar a devida importância ou não para saber qual medida tomar.
A partir de vários conhecimentos e experiências, o processo decisório pode ser um facilitador na tomada de decisões. A palavra decisão vem do latim diz caedere “dis”, parar, interromper, fora e “caedere” cindir, colar, cujo significado é “deixar fluir” ou “cortar fora”. Ao decidir, retiramos algo que está nos atrapalhando e ficamos com o que é importante. Atualmente, com a globalização, as decisões humanas recebem um novo pensamento, um pensar de forma geral, utilizando a informação, e a comunicação para facilitar o processo.
Todas as atividades que envolvem o planejamento precisam passar por um processo cuidadoso. Nos ambientes organizacionais existem várias atividades em que o gestor deve tornar as decisões corretas, ao longo do processo. O individuo responsável por tomar decisões pode ser um governador, o presidente da organização, um diretor técnico de uma escola, os grupos, como entidades, conselhos de ministros, comitês, júri, etc. Estes são conhecidos como os atores do processo decisório que irão avaliar e se basear nos valores do sistema que está inserido.
Juntamente com atores estão todos aqueles que sofrem as consequências das decisões. Tanto para organizações públicas, quanto para existem processos que envolvem o planejamento de projetos que necessitam do processo decisório para evitar possíveis problemas futuros e garantir a eficácia na decisão.
ETAPAS DO