como aprimorar minha memória
SUA memória é ótima! Acha difícil acreditar nisso? Bem, considere brevemente as muitas coisas de que se lembra com facilidade: momentos da infância, nomes de amigos e de parentes (mesmo de personagens fictícios de livros e da televisão), melodia e letra de suas canções favoritas, o alfabeto, contar, milhares de palavras. Sim, você já demonstrou a habilidade de lembrar de milhões de coisas!
‘Mas se minha memória é essa maravilha’, talvez se pergunte, ‘por que esqueço as coisas? Por que freqüentemente não consigo lembrar onde coloquei as coisas? Por que vou a uma loja e esqueço o que fui comprar? Pior ainda, por que tenho tanta dificuldade em recordar nomes, sem falar em números de telefone e compromissos?’ Estas são preocupações comuns. Todavia, sua memória é bem melhor do que talvez se dê conta — e pode ser aprimorada.
• Por Que Esquecemos?
Deus nos criou com a maravilhosa capacidade de lembrar. Apropriadamente, o cérebro está alojado no que a Bíblia chama, em linguagem poética, de “tigela de ouro” — um precioso receptáculo de recordações. (Eclesiastes 12:6) Então, por que parece que às vezes a memória nos deixa na mão? Em geral é por causa da falta de interesse. O famoso maestro Arturo Toscanini regia sinfonias inteiras de cor. O magnata dos negócios, Charles Schwab, conseguia lembrar-se do nome de 8.000 empregados. Mas era sua memória igualmente extensa em assuntos que fugiam das áreas de interesse pessoal? É provável que não. Portanto, não importa quão boa seja sua memória, ser-lhe-á extremamente difícil aprender e lembrar-se de coisas que não lhe interessam.
Outro fator que pode fazer-nos esquecer são mudanças de situação ou de local. As coisas são lembradas com mais facilidade no contexto em que foram aprendidas. Certo homem, ao visitar o lugar em que foi criado, foi cumprimentado por uma desconhecida. Naturalmente, ele presumiu que devia ser alguém com quem crescera em sua antiga comunidade. Mas de repente se deu conta de que era