Como Aprendemos a Negociar
Queira ou não, todos nós somos negociadores. A negociação faz parte de toda nossa vida, desde que nascemos . Todo mundo negocia algo a todo instante, é como uma “cataclisma”de informações novas e você terá de selecionar e escolher a melhor saída para começar o melhor negócio, baseado em princípios éticos.
O dia-a-dia compõe as formas de negociação as mais diferenciadas possíveis, é algo como, quando acordamos e vamos ao trabalho, nos deparamos com pessoas truculentas em seus aspectos de negociação, e a partir do momento em que seu chefe lhe pede um relatório, você estará convidado a fazer uma negociação, do tipo, agregar valor à negociação, ou seja, você negocia horário de entrega do relatório, data e todas informações necessárias para agradar seu chefe. Outras formas de negócio seria os acordo comuns entre as partes que decidem judicialmente, os acordos de venda de imóveis, carros e outros, pois a negociação está presente a qualquer momento de nossa vida.
A negociação é algo mais do que sentar em um ambiente, onde nos deparamos com uma grande mesa e em uma ponta da mesa existe uma pessoa que se diz totalmente segura e ganhadora de tal assunto ou negócio. Sendo que na realidade, a essência da negociação está em atingir expectativas das pessoas com interesses diferentes, ou seja, é atingir um grau de satisfação no intuito de as duas partes ganharem.
A cooperação é a melhor forma de negociação, e por meio dela, estabelecem os pontos comuns, porém em uma negociação é muito importante o prévio conhecimento dos interesses pessoais dos envolvidos.
A negociação consiste num meio de conseguir o que se quer de outrem. É uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, tais conceitos podem ser melhor explanados e esclarecidos em obras de FISHER e URY.
Dentro de conceitos sobre negociação, existem algumas etapas que devem ser