commitments
I2+2e- →2I-
A Iodometria é um conjunto de métodos em volumetrias Redox que se fundamenta na titulação do iodo com outras espécies químicas, podendo ser pelo método direto ou indireto.
Método Direto da titulação iodométrica (também chamado por iodimetria) consiste na titulação de uma solução-padrão de Iodo.
Na maioria das titulações diretas com o iodo é usado uma solução de iodo em iodeto de potássio, onde o iodo é dissolvido lentamente, principalmente se a concentração de iodeto de potássio for baixa. I2+I- →I3-
Método Indireto de titulação iodométrica refere-se a titulações do iodo libertado numa reação química de oxidação-redução, por uma solução padronizada de tiossulfato de potássio.
I3-+2S2O32-→3I-+S4O62-
O indicador empregue neste tipo de titulação consiste numa solução de amido a 0.5%.
O amido confere cor azul á solução, quando está na presença de iodo e torna-se incolor quando todo o iodo é reduzido a iodeto pelo ião tiossulfato.
Este indicador não pode ser utilizado em meios fortemente ácidos porque ocorre a hidrólise do amido.
Há que ter alguns cuidados também porque neste tipo de titulação utiliza-se o Na2S2O3 que deve ser padronizado, pois não é um bom padrão primário. Além disso os iões S2O32- decompõem-se facilmente em meios ácidos, sendo a reação catalizada pela luz.
Esta titulação não pode ser realizada em meio muito alcalino (preferência inferior que 8), porque o iodo reage com o OH- formando iões hipoiodito e iodeto. Os iões hipoiodito são muito instáveis e passam rapidamente a iodeto.
Os iões iodeto em meio ácido são oxidados lentamente pelo O2 da atmosfera, sendo a luz e o H+ os catalisadores da