Trabalho de História Econômica
Commitment
São Paulo
2012
Sumário
1. Resumo 2
2. Introdução 3
3. Modelagem 6
4. Solução 7
5. Conclusão 9
6. Referências 10
1. Resumo O estudo tem como objetivo entender o impacto do governo nas escolhas do Banco Central brasileiro através da estimação de sua utilidade e observação de desvio desta ou não pelo BC. Para isso devemos analisar sua taxa de desconto no final do segundo mandato do presidente Lula. Usaremos a polêmica expansão monetária feita anterior à eleição de Dilma Rousseff. Este estudo auxilia a compreensão da disposição do BC em elevar a inflação no curto prazo visando acelerar o crescimento da economia às custas de um crescimento do produto igual ao natural e de uma elevação adicional da inflação no médio prazo. Ou seja, queremos observar até que ponto a visão do BC teria como horizonte o curto prazo.
A taxa de desconto é positivamente correlacionada com a propensão do BC em realizar essa manobra e, de consequentemente, gerar ciclos econômicos.
.
2. Introdução Para entender a questão inflacionária do Brasil é importante reconhecer que, ao longo dos anos 70, os planos nacionais de desenvolvimento resultaram no “milagre brasileiro”, marcando um período de forte crescimento da economia nacional.
Entretanto, os enormes gastos do governo para o financiamento desse crescimento, somado à crise do petróleo, levaram ao aumento da inflação. Segundo Saes, “a escassez de financiamento externo faz com que o Brasil patinasse no seu crescimento e perdesse o controle em relação à inflação, que continuou subindo, refletindo diretamente na situação econômica do Brasil nos anos 80”.
Para combater esse contínuo aumento dos preços, sem se preocupar muito com o crescimento, houve uma redução dos gastos no inicio da década de 80. Porém, não foi suficiente. A