Adm na produção
Posted on July 19, 2012 by admin
1 Comment
Membros de um time Ágil devem compartilhar uma característica básica: comprometimento com um objetivo. Comprometimento pode parecer algo simples de se entender em um primeiro momento mas será que o time realmente entende o que é estar comprometido? O nível de comprometimento em diferentes vertentes Ágeis são iguais?
Li um artigo de [ALLUE, 2009] e muitas coisas que foram escritas eu tinha percebido nas implantações de Kanban ou/e Scrum. Resolvi então fazer uma tradução livre, misturada com uma interpretação minha sobre o assunto.
Concordo com [ALLUE, 2009] quando ele diz que há dois tipos de comprometimentos que ele nomeou como “hard commitment” e “soft commitment”. O “hard commitment” é essencialmente uma promessa pontual como: “Eu vou terminar esse relatório até o final do dia”. Já o “soft commitment” é quando uma pessoa ou um time está comprometido com algo de uma forma mais emocional ou ideológica como: “Estou comprometido com o projeto.” ou “Estou comprometido com o time.”. Pessoas que não possuem nenhum dos dois comprometimentos são aquelas que apenas fazem o que deve ser feito para se verem livres da tarefa e ir embora. Geralmente são pessoas que não gostam do que fazem ou estão desmotivadas por algum motivo.
Uma distinção maior entre os dois tipos seria: “Hard commitment” é mais encontrado em organizações onde existe a cadeia de comando-controle, planejamentos detalhados, deadlines imperdíveis e processos burocráticos para se desenvolver projetos. Nesses projetos “hard commitment” é tudo. Geralmente, a perda de um deadline é acompanhada de alguma “punição” como não ganhar bônus, ou ser criticado pelo seu chefe ou até mesmo demissão.
“Soft commitment” é mais fácil de se encontrar em startups ou pequenos projetos onde as pessoas gostam do que fazem, trabalham como um time, focados em um objetivo e, portanto, não necessitam de deadlines agressivos.
Relação de