Plantas Infestantes na Cultura do Café
Instituto de Ciências Agrárias
Manejo de Plantas Infestantes na Cultura do Café
Uberlândia, 08 de dezembro de 2014
Introdução
A bebida conhecida popularmente por café é produzida a partir dos frutos de uma Rubiaceae do gênero Coffea que é constituído de 66 espécies separadas em quatro seções, sendo elasEucoffea, Mascarocoffea, Paracoffea e Argocoffea. A seção mais importante é a Eucoffea, que possui cinco subseções, das quais Erythrocoffea é a mais importante comercialmente, já queabrange as espéciesCoffeaarabica L. (café arábica) e a Coffea canephora Rerreex Pierre (café conilon/conilon), as mais importantes economicamente, responsáveis por quase todo o café produzido e comercializado no mundo (ALVARENGA, 2004; CONAB, 2014).
Individualmente, o café Arábica representa mais de 60% e o café Conilon responde por aproximadamente 40% da produção mundial. A espécie C. arabica é nativa das regiões altas da Etiópia, cultivada em regiões mais frias, geralmente com altitudes superiores a 500 metros, sendo responsável pela produção de cafés mais finos, com melhor aroma e sabor. Já a espécie C. canephora é nativa das terras baixas das florestas da África equatorial, adaptada a regiões mais quentes e a altitudes inferiores a 500 metros, apresentando uma bebida neutra, e é utilizada tanto na produção de café solúvel quanto nas misturas com café Arábica (ALVARENGA, 2004; CONAB, 2014).
Estima-se que a produção mundial de café em 2014/2015 deverá atingir 147,8 milhões de sacas. E a expectativa para esse ano é de que o consumo mundial continue crescendo nas mesmas proporções que vêm sendo constatadas nos últimos anos, com taxa média de 1,65% ao ano (CONAB, 2013).
Segundo a terceira estimativa da CONAB (2014) para a produção da safra cafeeira (espécies arábica e conilon), o Brasil deverá colher um volume de 45,14 milhões de sacas de 60quilos de café beneficiado. O resultado representa uma redução de