Comité de recursos humanos
É atribuição deste comitê é discutir assuntos relativos à sucessão, remuneração e desenvolvimento de pessoas. Cabe a ele também examinar a fundo os critérios para contratação e demissão de executivos e avaliar as políticas existentes e os pacotes de remuneração. Deve ainda verificar se o modelo de remuneração prevê mecanismos para alinhar os interesses dos administradores com os da organização.
Para fazer essa análise, o comitê pode valer-se de especialistas que promovam uma comparação da remuneração adotada com as práticas do mercado e criem indicadores a serem perseguidos que conectem a ação dos administradores ao plano estratégico da organização.
Como nos demais comitês, a melhor prática é a composição, preferivelmente, com membros independentes do Conselho que detenham conhecimentos específicos em Recursos Humanos/Remuneração. O conflito de interesses inerente às atribuições desse comitê reforça a necessidade de formação por conselheiros independentes.
Esse comitê deve analisar os mecanismos de remuneração dos conselheiros, propondo ao Conselho os valores para o exercício. Depois de analisá-los, o Conselho enviará a proposta de remuneração da gestão e do próprio Conselho para aprovação em assembléia. O Comitê de Recursos Humanos também deve avaliar e supervisionar as práticas e processos de sucessão em todos os níveis hierárquicos da organização.
A sucessão do diretor-presidente deve ser acompanhada com mais detalhes. Cabe a esse comitê apoiar o presidente do Conselho na elaboração e revisão do processo de avaliação anual dos executivos, dos conselheiros e do Conselho, assim como propor um descritivo do perfil de conselheiros desejado.
O Comitê de Recursos Humanos atua como um organismo de discussão de temas relacionados à área de Recursos Humanos.
O Comitê de RH deve ter como Política de Gestão de Pessoas e Qualidade, o desenvolvimento de temas fundamentais que garantam atendimento dos requisitos básicos de gestão