Governança corporativa
A Governança Corporativa é um tema cada vez mais procurado por organizações que buscam sustentabilidade no mercado e fortemente estudada academicamente. Uma fonte procurada no Brasil é a IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) que é uma Instituição fundada para praticar o conceito da Governança Corporativa, que é:
“Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.
A Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas (PERIARD 2009).
Para cumprir o objetivo em meio ao mercado a prática da Governança Corporativa nas organizações tem como ponto de partida a criação de um Conselho Administrativo, o qual deverá ser apoiado por comitês consultivos composto por profissionais de áreas diversas, como por exemplo, Auditoria, Fiscal, Controladoria, Recursos humanos, Sustentabilidade entre outros.
Ao compreendermos o conceito sobre Governança Corporativa e seu principal papel na organização em meio ao mercado de acordo com as Aulas apresentada na Instituição de ensino Anhanguera, e a proposta de desafio de aprendizagem é a Estruturação do comitê de Recursos Humanos, o qual é citado no código das melhores práticas de Governança Corporativa (IBGC, 2009).
COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS
O comitê de Recursos Humanos tem importância na Gestão de Pessoas voltada ao conselho administrativo e os comitês. Seu objetivo Envolve-se diretamente na participação da