Comex ABC
O presente capítulo abordará o conceito de comércio exterior, exportar e importar, suas motivações e importância para as pessoas, empresas e governos, bem como as mercadorias e países envolvidos, Também serão mencionados alguns valores referentes ao comércio mundial e brasileiro, de modo que se possa entender a representatividade do comércio do Brasil em relação ao global, e destes dois diante dos seus respectivos PIBs - Produtos Internos Brutos.
1.1 O que é Exportar e Importar e suas Motivações
Exportar é o ato de remeter a outro país mercadorias produzidas em seu próprio ou em terceiros países, que sejam de interesse do país importador, e que proporcionem, a ambos os envolvidos, vantagens na sua comercialização ou troca. É, portanto, a saída de mercadorias para o exterior.
Importar é o ato inverso, ou seja, adquirir em outro país, ou trocar com este, mercadorias de seu interesse, que sejam úteis à sua população e seu desenvolvimento, isto é, a entrada de bens produzidos no exterior.
Que motivações levam os países a exportarem ou importarem mercadorias e que podem proporcionar a união dos povos em torno do comércio? Essas motivações podem ser as mais diversas e estar ligadas aos mais variados interesses.
Recursos naturais de um país podem ser uma das maiores fontes da realização do comércio, tanto pelo lado exportador quanto pelo importador. Se o país tem recursos abundantes poderá exportá-los para países com poucos ou nenhum destes recursos, bem com o poderá precisar de fatores tecnológicos para sua obtenção e utilização, o que pode significar a importação de bens de produção para isso, e que não são produzidas por esse país.
Se um país tem falta desses recursos não terá como suprir suas necessidades por si próprio, em especial, se é um país altamente industrializado e que necessita de produtos primário para a produção da sua indústria e seu desenvolvimento. Como se vê, tanto a