introdução da química
QUÍMICA: ciência que estuda as substâncias, bem como as transformações de caráter mais permanente dessas substâncias e as variações de energia que a acompanham as transformações.
A palavra QUÍMICA (árabe al-kimiya, donde “alquimia” ou química primitiva, a química da Idade Média) deriva do grego Khemia, “arte de transformar os metais”, “necromancia”, de que eram conhecedores os egípicios. Daí a idéia de que Khemia, seria o antigo nome próprio Egito, Khemi, literalmente “Terra negra”.
A palavra Química provém do latim scio e que significa conhecimento.
Podemos entender a Química como uma parte do conhecimento humano que está voltada para o estudo tanto da composição dos materiais quanto das maneiras pelas quais uma substância de origem animal, vegetal ou mineral se transforma em outra.
O estudo da Química é dividido em:
Química Geral e Inorgânica;
Química Analítica;
Físico-Química;
Química Orgânica;
Bioquímica.
NOÇÕES FUNDAMENTAIS
MATÉRIA: Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
MOLÉCULA: É a menor parte da substância e que ainda conserva a mesma composição dessa substância.
ÁTOMO: são as partículas que formam as moléculas. Toda matéria é constituída por minúsculas partículas denominadas átomos.
ELEMENTO QUÍMICO: É o conjunto de átomos que tem o mesmo número atômico (Z).
Cada Elemento Químico tem nome próprio, que pode estar relacionado com nomes de cientistas, países, regiões geográficas, propriedades etc.
Exemplo: Einstênio: em homenagem ao cientista Einstein. Polônio: em homenagem a Polônia.
Os Elementos Químicos são representados, abreviadamente, por meio de símbolos, que são formados pela primeira letra do nome, latino ou grego do elemento, em MAIÚSCULA e, quando necessário, acompanhada de uma segunda letra de seu nome em MINÚSCULA.
Exemplo: Carbono C; Cálcio Ca; Cloro Cl ; Flúor F; Ferro Fe
Alguns Elementos possuem símbolos cujas letras não coincidem com as iniciais do nome em português: