administração
Questão 1
Com um mercado de trabalho aquecido e inovador, de consumidores cada vez mais complexos, empresas de todo porte, que se consideram burocráticas, como o caso da IBM, devem estar adaptadas quando o assunto é mudança e flexibilidade, apesar de seu modelo de gestão não ser favorável a transformações. O mercado global hoje força as organizações a tomarem decisões quanto ao fator mudança.
Devido o estabelecimento de prazos e metas pelas empresas, elas veem em seus resultados, que nem sempre os melhores profissionais estão ocupando as cadeiras de seus confortáveis escritórios, e consequentemente deixam a desejar em tarefas específicas, forçando a organização a tomar a decisão de contratar freelancers, este é o caso da IBM, uma de milhares de empresas que trabalham com esses profissionais sem vínculos formais com as empresas.
Em 1991 foi o primeiro ano desde 1946 em que a empresa IBM não cresceu, onde suas vendas caíram mais de 5%, gerando um prejuízo de quatro bilhões de dólares. A própria empresa, reconhecendo ser uma empresa burocrática, com problemas de interação interna, e com uma cultura muito forte e cristalizada, com resistências a mudanças, propôs reformular-se totalmente, a fim de enfrentar estes desafios.
A partir destes fatos o então presidente John Alkens, resolveu implementar uma nova política de qualidade na organização chamada “Market Driven Quality”, deixando uma gestão fortemente centralizada um pouco de lado, dando inicio a uma “Nova IBM”. A “Nova IBM” pretende ser uma companhia capaz de assumir riscos, estar continuamente aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e conhecimento, criando valores para seus clientes, empregados, acionistas, comunidade e nos mercados que atua (uma resposta a sua gestão fechada, por ter sido líder de mercados por muitos anos e atitude