Comercio exteriro
A secretaria da receita federal (SRF) é responsável pelo controle aduaneiro, para fins de cumprimento da legislação tributária, administrativa e cambial; bem como para garantir a atuação das autoridades de controle sanitário, ambiental e de segurança pública e, ainda o adequado transporte e armazenagem de mercadorias no comércio exterior.
A atuação da SRF no controle aduaneiro visa a garantir a segurança da economia e da sociedade brasileira,assim como um comércio internacional seguro,legitimo e confiável. Tudo isso, de maneira racional, transparente e eficiente, conciliando a segurança do comercio internacional com a facilitação comercial no exercício desse papel, a SRF reconhece que os exportadores atuam com volumes e valores distintos, bem com diferentes padrões de tecnologia da informação e sistemas de segurança.
1.0 Apresentação
Os benefícios econômicos que o comércio Exterior pode proporcionar á economia local tornam importante a adoção de medidas que ajudem a superar as dificuldades inerentes a esta atividade. Esta é a visão do Governo do Estado de Sergipe que, por considerar o comércio exterior uma atividade estratégica para geração de renda e fortalecimento da economia do estado, vem trabalhando no desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis de promoção ás exportações.
A adoção de políticas públicas sustentáveis requer, no entanto, um conhecimento profundo da realidade enfrentada pelas empresas sergipanas que já atuam ou atuaram no comercio internacional. Ou seja, as medidas governamentais de fomento ao comércio exterior devem ser fundamentadas na realidade local, tendo em vista a superação dos gargalos e o aproveitamento das potencialidades do estado, no que se refere á comercialização internacional.
1.1 MERCADO
Conhecer o mercado em que se pretende atuar é um dos principais fatores condicionantes para o sucesso dos negócios, tanto para o mercado interno como para o mercado externo. Nesse sentido, a pesquisa de