Comercio exteriro
5.01. Qual é a melhor maneira de entrar no mercado externo?
A empresa para ingressar no mercado externo tem em sua disposição:
Exportação Direta: a empresa atua de forma independente e é responsável por toda a operação, promovendo seus produtos e negociando diretamente com os clientes ou é possível contratar um profissional para desenvolver essa tarefa. Assim, a empresa tem mais chances de fortalecer seu nome e marca no mercado internacional.
Exportação Indireta: A empresa realiza a operação através de um intermediário, que adquire a mercadoria no mercado interno com o fim específico de exportá-la. Os intermediários podem ser de três tipos:
• As trading companies - empresas comerciais com atuação internacional que usufruem de benefícios legais e tributários para a realização das operações.
• As comerciais exportadoras - empresas semelhantes às trading companies porém sem regulamentação específica.
• Os mecanismos de exportação compartilhada - consórcios e cooperativas para exportação. Estes mecanismos reduzem o custo econômico da operação e aumentam sua eficiência, sendo ideais para as pequenas empresas exportadoras.
5.02. O que é o Registro de Exportadores e Importadores (REI)?
É um cadastro de empresas que realizam operações de comércio exterior. Sua gestão e manutenção é feita pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Para pessoa jurídica é automática, sendo realizada na primeira operação de exportação em qualquer terminal de computador conectado ao SISCOMEX.
Em se tratando de pessoa física, especialmente agricultores e pecuaristas com registro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e artistas e artesão registrados como profissionais autônomos, a inscrição deve ser feita junto ao próprio DECEX.
Estão dispensadas da obrigatoriedade de inscrição no REI as exportações via remessa postal, até o limite de US$