Trabalho de representante da indústria farmacêutica
Cada vez mais as empresas procuram encantar seus clientes, visando atender suas necessidades. Essa atitude, que teve inicio nos anos 90, vem sendo adotada em todos os setores na obtenção do sucesso e até mesmo para garantir a sobrevivência do negócio.
Na busca de métodos e estratégias ideais para correr atrás da competitividade os anos 90 trouxeram em sua bagagem uma realidade óbvia, mas ainda adormecida para as empresas brasileiras: é preciso focar e centralizar esforços para conhecer o cliente de perto, criando condições de satisfazer suas necessidades. Com a chegada da globalização, que vem contribuindo para a diversificação de produtos e serviços, o cliente tornou-se infiel, deixando de lado o aspecto preço e se dedicando mais a comodidade e atenções.
É raro encontrar quem nunca se viu na situação de ter que esperar o funcionário resolver seus problemas pessoais para depois ser atendido, ou então na compra de um produto, quando o prazo de entrega não é respeitado e ninguém lhe dá uma explicação. De repente estas situações nem um pouco agradáveis começaram a fazer parte do dia – a – dia do cliente, o que acaba dificultando o crescimento dos negócios .
A monografia está estruturada nos seguintes capítulos:
Capítulo I: Marketing de Relacionamento.
Capítulo II: A influência do Representante da Indústria Farmaêutica junto a classe média de Cuiabá.
Capítulo III: Resultado e Discussão
Capítulo IV: Proposta de Fidelização de Clientes
CAPÍTULO I
MARKETING DE RELACIONAMENTO
O marketing de relacionamento é o marketing que faz a ligação entre o produtor e o consumidor, visto que o conceito de marketing de relacionamento é relativamente recente, surgiu nos anos 90 com a revolução do marketing empresarial. Como todos os conceitos da área da administração,