COMERCIO EXTERIOR
1 – A função alocativa do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.
Função distributiva: O sistema de preços, via de rega, não leva uma justa distribuição de renda, daí a intervenção do governo.
Função estabilizadora: Está relacionada com a intervenção do estado na economia, para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego, pois pleno emprego e a estabilidade de preços não ocorrem de maneira automática.
2 –
a)São bens e serviços que o mercado não consegue fornecer, esses bens são denominados bens públicos , têm por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume de produção.
Consumo coletivo: Bem ou serviço de consumo não excludente só funciona quando a utilização do bem não está saturada.
Bem público puro : é um bem cujo consumo não é rival e cuja exclusão não é desejável (por oposição aos bens privados). A não rivalidade é a característica de dois ou mais consumidores poderem consumir uma mesma unidade do bem (consumo conjunto), ou seja, o consumo do bem por um consumidor não reduz a quantidade disponível para consumo desse bem por outro consumidor. A exclusão não ser desejável é a característica inerente ao facto de não existirem custos adicionais em ter um consumidor extra.
Bens semipúblicos: : São bens que satisfazem o principio da exclusão, mas são são produzidos pelo estado.
3-
a)De acordo com o principio do benéfico , um tributo é justo quando cada contribuinte paga ao estado um montante diretamente relacionado com os benefícios que dele recebe. Esse principio determina simultaneamente o total da contribuição tributária e sua vinculação ao gasto ( isto é como a tributação foi distribuída).
b)Segundo o principio da capacidade de pagamento os agentes (famílias, firmas), deveriam contribuir com impostos de acordo com sua capacidade de pagamneto.
4 –
a)Imposto