Empreendedorismo
Para o autor e administrador Kotler, público alvo se resume em “[...] compradores potenciais do produto da empresa, usuários atuais, decisores ou influenciadores, [...] formada por indivíduos, grupos, públicos específicos ou público em geral”. (KOTLER, 1998, pg. 529).
Porém, acreditamos que a definição do público alvo do nosso negócio seja o ponto mais importante para a abertura da empresa. É de extrema importância que tenhamos o máximo de conhecimento sobre nossos clientes, afinal é para eles que vamos vender nossos artefatos.
Para isso realizamos uma pesquisa de mercado, para conhecermos o público que se identifica mais com os nossos produtos. Nessa pesquisa fizemos um filtro por classe social, idade, sexo, faixa de renda, e o motivo real pela compra dos produtos.
Após pesquisarmos através de mídias, e redes sociais, nos deparamos com dois concorrentes: https://www.facebook.com/sapatos24horas/photos_stream http://www.lojaferracini.com.br/
Porém, percebemos que nem um destes ofertam os mesmos produtos que os nossos. O primeiro trata-se de uma loja de sapatos nacionais, que abrange o público de classe C, com preços mais baixos.
O segundo trata-se de uma loja especializada em sapatos masculinos. Que por sua vez, não é nosso foco.
Pensando nestes concorrentes, percebemos que não temos adversários a nossa altura.
Entretanto concordamos com o que diz Sun Tzu, pesquisamos a fundo nossos concorrentes:
“Se você conhece o seu inimigo tão bem como a si mesmo, você não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o seu inimigo, para cada vitória conseguida você sofrera uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você sucumbira em todas as batalhas. (Sun Tzu; 1981 apud Hooley, Saunders; 1996, p. 163)”
Chiavenato define fornecedores como sendo as empresas e os indivíduos que fornecem recursos ou insumos para o negócio, porém a contratação de fornecedores é uma etapa muito complexa